domingo, 23 de outubro de 2011

Cuidado ao usar as redes sociais*

Basta um simples clique para estar conectado com o mundo. Tem sido assim nos últimos anos, devido ao crescimento da internet. Isso tem feito com que as pessoas utilizassem desse meio para obter informações sobre diversos assuntos e até mesmo se relacionarem.
No Brasil, o grande destaque deste crescimento vai para as redes sociais. Orkut ( o pioneiro), Twitter, Facebook, Tumblr e MySpace são grandes exemplos. A cada dia, novas pessoas se aderem a esses sites, fazendo com que informações cheguem mais rápido e, muitas vezes, de forma negativa. Isso porque há usuários que não ponderam o que deve ser publicado ou não na rede. Basta uma gafe e, em segundos milhares de pessoas tomam conhecimento do que poderia ficar no oculto. Aliás, deveria.
A estudante Alessandra Souza, vivenciou um período de clausura após ser ridicularizada em um site de relacionamento. Na ocasião, o namorado dela postou um video em que eles estavam em "um momento íntimo", por assim dizer. "Permiti que ele nos filmasse sem pensar que isso 'viria às claras'. O que eu faço na minha intimidade não deve ser de conhecimento de outra pessoa. Portanto, sou contra a exibição exagerada na rede a fim de se tornar uma pessoa popular, mesmo que a 'duras penas'", disse.
É de responsabilidade do usuário o controle das publicações. Assim torna mais saudável e agradável manter-se nessas redes, cuja a finalidade é fazer amigos.


* Esta foi a redação que escrevi no Enem 2011, com o tema Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecionando, organizando e relacionando, de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para defender o ponto de vista.
Fiquei devendo, sei disso. Não sei se a minha proposta será aceita. Mas ainda tenho as minhas esperanças...

6 comentários:

  1. Gostei do seu texto!
    Torço para que vc receba uma boa nota no enem!
    Vc nadou de braçada nessa proposta.
    Atualmente posso dizer que somos mais amigos virtuais do que presenciais.
    Essa é a nossa vida agora! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, mas tu lembrou de tudo que fez na prova. Caracas, me passa um pouco dessa memória.

    ResponderExcluir
  3. CLARISSE SOU SUA FÂ .. Te jurooo , vc sabe se expressar muito bem , eu acho isso muito foda sabe ?! porq assim eu sou uma negação com textos , redações e tals .. adoro ler e quando leio as coisa que vc faz .. eu fico pensando quando crescer quero ser igual a ela . #FATO . ♥ Beijooo da AIDSDECIR . Lorenaaaaa ~

    ResponderExcluir
  4. Muito boa zica adorei ser a protagonista da história rsrsrs sei q vc vai conseguir uma boa nota e uma bolsa q vai te dar novos horizontes bjs teamooooooo ALESSANDRA SOUZA rsrsrrs mas n gravo momentos intimos kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ô Zica rsrsrs É que eu lembrei de você a todo instante nessa prova, porque você não pôde fazê-la... Colocar o seu nome na minha redação foi a forma q encontrei pra que você pudesse participar de alguma forma e sei o quanto você torce por mim!
    Claro que eu sei que você não grava KKKKKKKK
    Já pensou vc toda sem vergonha no Facebook? kkkkkkk Ô meu Deus!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ohhh orgulho da minha amiga sucinta... "falou bunito" hehehe... quer dizer, escreveu bonito ;)
    É isso mesmo... conciencia ao usar as redes sociais é imprescindível, assim como na vida real.

    ResponderExcluir